Medicina Tradicional Chinesa

A MTC foi desenvolvida empiricamente a partir da experiência clínica, e documentada em muitos textos, hoje clássicos.

Nasce da observação da Natureza e usa este conhecimento para explicar os processos fisiológicos do corpo humano, o que acontece na Natureza (macro) tem um impacto direto nos seres vivos (micro).

Estação do ano e seus Meridianos

Na MTC o inverno corresponde aos Rins/Bexiga. Os Rins são os governantes do inverno e estão relacionados diretamente com os ossos, medula e cérebro.

O elemento da natureza associado ao Rim é a Água, o princípio fundamental da vida.

A emoção predominante do Rim é o medo. O medo está presente na nossa vida por uma razão fundamental: a sobrevivência.

Mas se esse medo é habitual, estes poderão repercutir diretamente na energia do Rim, levando a perda de vontade, vitalidade e energia interior.

Por isso é o momento de cuidar destas emoções e tratá-las. Devemos fazer o necessário para manter uma mente tranquila para assim proteger a nossa energia interna.

No inverno o Yin domina e o Yang recolhe-se, perde o seu fulgor.

As noites são mais longas do que os dias, os animais hibernam, as árvores perdem a sua folhagem, toda a natureza repousa sob a neve ou geada, e a terra produz muito pouco. Tudo se interioriza.

O nosso Qi também se afunda. É altura de também nós nos recolhermos para nos protegermos do rigor da estação. O Yang no seu retiro, para a profundidade, prepara com o Yin o próximo ressurgimento da primavera.

Distúrbios

Durante esta estação, se a energia do rim se encontrar em deficiência podem suceder distúrbios na nossa saúde e bem-estar como por exemplo:

  • Lombalgias;
  • Ciatalgias;
  • Dores ou maior fraqueza dos joelhos;
  • Astenia mental;
  • Asma;
  • Nefrites;
  • Zumbidos;
  • Vertigens;
  • Libido diminuída.

Alimentação

Para a medicina chinesa existem muitos alimentos que são benéficos nesta estação, e tal como em todas as estações do ano, devemos dar primazia aos alimentos que são sazonais e que crescem durante esta temporada. 

Evite alimentos crus durante o inverno, tanto quanto possível, uma vez que estes tendem a resfriar o corpo. Então saladas, peixes crus e até algumas frutas são banidas da alimentação durante essa época do ano.

O ideal é ingerir alimentos quentes, que aqueçam o nosso corpo e ajudem a equilibrar o Qi, como:  sopas e ensopados, vegetais de raiz, feijões, miso e algas, alho e gengibre.

Comer sopas quentes saudáveis, grãos integrais e nozes torradas ajudar a aquecer o núcleo do corpo e a nos manter nutridos.

Dormir cedo, descansar bem, ficar quente, e gastar uma quantidade mínima de energia.

As especiarias são importantes e pode também utilizá-los com chás como por exemplo, cravinho-da-índia, cominhos, canela, alecrim e anis-estrelado.

No entanto, se sofrer de alguma patologia relacionada com o pulmão ou se sofrer de vazio de yin do rim informe-se junto de um especialista de MTC sobre a alimentação mais adequada ao seu caso.

Na primavera prepara-se o coração, no início do verão prepara-se o baço, no final do verão o pulmão, no outono o rim e no inverno o fígado.

Pratique esta filosofia, o seu corpo vai agradecer!!!

Quer saber mais sobre Medicina Tradicional Chinesa? Para garantir que recebe os nossos conteúdos cheios de dicas incríveis, aproveite que está aqui e assine a nossa newsletter, pois sempre que postar novidades, as receberá em primeira mão!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Want to know more? Check out these articles 

>