Medicina Tradicional Chinesa
A MTC foi desenvolvida empiricamente a partir da experiência clínica, e documentada em muitos textos, hoje clássicos.
Nasce da observação da Natureza e usa este conhecimento para explicar os processos fisiológicos do corpo humano, o que acontece na Natureza (macro) tem um impacto direto nos seres vivos (micro).
Estação do ano e seus Meridianos
Na MTC o inverno corresponde aos Rins/Bexiga. Os Rins são os governantes do inverno e estão relacionados diretamente com os ossos, medula e cérebro.
O elemento da natureza associado ao Rim é a Água, o princípio fundamental da vida.
A emoção predominante do Rim é o medo. O medo está presente na nossa vida por uma razão fundamental: a sobrevivência.
Mas se esse medo é habitual, estes poderão repercutir diretamente na energia do Rim, levando a perda de vontade, vitalidade e energia interior.
Por isso é o momento de cuidar destas emoções e tratá-las. Devemos fazer o necessário para manter uma mente tranquila para assim proteger a nossa energia interna.
No inverno o Yin domina e o Yang recolhe-se, perde o seu fulgor.
As noites são mais longas do que os dias, os animais hibernam, as árvores perdem a sua folhagem, toda a natureza repousa sob a neve ou geada, e a terra produz muito pouco. Tudo se interioriza.
O nosso Qi também se afunda. É altura de também nós nos recolhermos para nos protegermos do rigor da estação. O Yang no seu retiro, para a profundidade, prepara com o Yin o próximo ressurgimento da primavera.
Distúrbios
Durante esta estação, se a energia do rim se encontrar em deficiência podem suceder distúrbios na nossa saúde e bem-estar como por exemplo:
- Lombalgias;
- Ciatalgias;
- Dores ou maior fraqueza dos joelhos;
- Astenia mental;
- Asma;
- Nefrites;
- Zumbidos;
- Vertigens;
- Libido diminuída.
Alimentação
Para a medicina chinesa existem muitos alimentos que são benéficos nesta estação, e tal como em todas as estações do ano, devemos dar primazia aos alimentos que são sazonais e que crescem durante esta temporada.
Evite alimentos crus durante o inverno, tanto quanto possível, uma vez que estes tendem a resfriar o corpo. Então saladas, peixes crus e até algumas frutas são banidas da alimentação durante essa época do ano.
O ideal é ingerir alimentos quentes, que aqueçam o nosso corpo e ajudem a equilibrar o Qi, como: sopas e ensopados, vegetais de raiz, feijões, miso e algas, alho e gengibre.
Comer sopas quentes saudáveis, grãos integrais e nozes torradas ajudar a aquecer o núcleo do corpo e a nos manter nutridos.
Dormir cedo, descansar bem, ficar quente, e gastar uma quantidade mínima de energia.
As especiarias são importantes e pode também utilizá-los com chás como por exemplo, cravinho-da-índia, cominhos, canela, alecrim e anis-estrelado.
No entanto, se sofrer de alguma patologia relacionada com o pulmão ou se sofrer de vazio de yin do rim informe-se junto de um especialista de MTC sobre a alimentação mais adequada ao seu caso.
Na primavera prepara-se o coração, no início do verão prepara-se o baço, no final do verão o pulmão, no outono o rim e no inverno o fígado.
Pratique esta filosofia, o seu corpo vai agradecer!!!
Quer saber mais sobre Medicina Tradicional Chinesa? Para garantir que recebe os nossos conteúdos cheios de dicas incríveis, aproveite que está aqui e assine a nossa newsletter, pois sempre que postar novidades, as receberá em primeira mão!