Com a chegada da Primavera começa a procura de tratamentos mais indicados para a eliminação de gordura localizada, celulite e flacidez que podem ser combatidas através de tratamentos estéticos eficazes.

Por vezes, o que nos dizem as nossas pacientes, é que já há a prática de exercício físico e uma alimentação equilibrada, mas aquela gordurinha teima em resistir a todas as nossas tentativas.

Contudo, é importante identificar quais os melhores procedimentos para cada caso. Conheça alguns tratamentos que poderão ajudar a eliminar as imperfeições que menos gosta.

Solução para cada caso

São vários os métodos disponíveis e para cada situação específica haverá uma solução mais adequada. Alguns podem ser mais eficazes quando complementados entre si, por isso aconselhe-se previamente com profissionais sobre a técnica ideal (ou técnicas) para o seu caso, assim como as contraindicações de cada uma delas e o número de sessões que vai necessitar para atingir resultados.

O sucesso dos tratamentos dependerá de uma boa avaliação inicial, do cumprimento do número de sessões recomendado (que dependerá do estado geral da pele e do grau do problema), além da manutenção de hábitos de vida saudáveis.

A boa notícia é que existem problemas que podem ser melhorados ou eliminados através do recurso a tratamentos estéticos não cirúrgicos.

Endermologia

Esta terapia reativa as células de forma natural, funciona como uma drenagem linfática profunda e eficaz, sem riscos, reduzindo o volume, tonificando, refirmando, modelando e melhorando significativamente os sinais de envelhecimento.

É uma tecnologia simples, mas eficaz. Permite acabar com os elementos que bloqueiam o sistema vascular, estimulando a circulação sanguínea e linfática, facilitando assim a eliminação de toxinas.

A pele fica mais tonificada e reafirmada, devolvendo uma sensação de bem-estar com o seu próprio corpo e acabando com a inestética casca de laranja.

Habitualmente é aconselhado um ciclo de tratamento que poderá variar quanto ao número de sessões e para a manutenção dos resultados é aconselhada uma sessão mensal.

Mesoterapia

É um método minimamente invasivo, que consiste em microinjeções com a finalidade de introduzir o produto adequado com doses mínimas e o mais próximo possível da área a ser tratada, com baixa absorção sistémica (evitando desta forma a passagem pelo sistema sanguíneo).

O produto aplicado é escolhido pelo profissional de acordo com o objetivo do tratamento, podendo ser utilizadas substâncias isoladas ou associadas em cocktails de vitaminas, nutrientes, aminoácidos, substâncias lipolíticas e reafirmantes, extratos de enzimas e plantas, etc. Todas as substâncias são devidamente registadas com CE (certificado europeu) e tem eficácia comprovada.

A técnica é indicada para homens e mulheres e utilizada para o tratamento de: celulite, gordura localizada, estrias, flacidez, revitalização da pele.

Poucas são as contraindicações do procedimento como a neoplasia em atividade, patologias dermatológicas no local da aplicação, história de alergia às substâncias aplicadas, doenças autoimunes em atividade, patologias do sistema circulatório, uso de anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários, gravidez e amamentação.

Geralmente o número de sessões vai depender do problema em questão a ser trabalhado. Cada sessão dura em média 15-30min e devem ser respeitados intervalos que variam entre 7 e 30 dias entre as sessões, dependendo do objetivo do tratamento. Recomenda-se a manutenção mensal, trimestral e/ou semestral, conforme a evolução individual de cada pessoa.

Cavitação Instável

A cavitação instável, apresenta amplitudes de alta pressão, havendo uma mudança de temperatura, pressão e dano tecidular, ocorrendo um processo destrutivo da célula, sendo este processo utilizado como tratamento para reduzir a adiposidade local.

No fim da sessão é expectável uma diminuição de volume imediata da zona tratada.

Estudos indicam que é importante a ingestão de bastantes líquidos, antes e durante o tratamento para um melhor resultado.

No tratamento de cavitação os adipócitos ficam no espaço intersticial, sendo recolhidos pelo sistema linfático e levados para o sistema vascular, onde serão encaminhados para o fígado para serem metabolizados. Não existe sobrecarga no fígado, o mesmo não faz a distinção entre a gordura presente nos alimentos e a que sofre cavitação, sendo ambas eliminadas de forma fisiologicamente igual.

No final de cada sessão de cavitação e para otimizar os resultados, os líquidos intersticiais devem ser drenados através de uma atividade motora, realização de drenagem linfática manual, aplicação de aparelhos mecânicos como a pressoterapia, endermoterapia ou plataformas ondulatórias. 

O número de sessões de cavitação necessárias depende da quantidade de gordura a eliminar, da anatomia individual e da zona de tratamento. Para garantir os melhores resultados deve ser realizada uma avaliação prévia para determinar o plano mais indicado, o número de sessões adequado para a zona de tratamento e objetivos em questão.

A Cavitação é uma técnica eficaz para modelação corporal e não está indicada para perder peso. Para potenciar a perda de peso deve acompanhar o tratamento com uma boa alimentação e prática de exercício físico.

Lipolaser

É uma recente tecnologia para reduzir e eliminar gordura localizada, removendo as células de gordura e celulite, através de umas placas que emitem um feixe de luz laser (Laser Díodo), aplicadas sobre a zona do corpo a tratar.

A luz laser incide sobre a camada das células de gordura, conseguindo destruí-las. Este tratamento permite também tratar a flacidez, é um tratamento não invasivo e não agressivo, que rompe as células do adipócito, libertando para a linfa os líquidos.

O laser vai atuar nas células de gordura, destruindo as células dos triglicéridos, que estão armazenados nos adipócitos, transformando-os em ácidos gordos e glicerol, que saiam da célula e são transportados para o sistema linfático para eliminação do organismo, por isso é de extrema importância associar a Drenagem Linfática Manual, ou a Pressoterapia ao tratamento de Lipolaser, para canalizar para fora do corpo toda a gordura acumulada no sistema linfático, podendo perder cerca de 3 cm do volume corporal em cada sessão.

O procedimento promove a queima de gordura, estimula a produção de colagénio e reduz a flacidez da pele.  É um procedimento aconselhado a todas as pessoas que tenham gordura localizada, elimina-a de uma forma menos agressiva.

Para obter resultados eficazes, em determinada zona do corpo, é necessário realizar o tratamento 2 vezes por semana, com intervalos de pelo menos 48 a 72 horas entre cada sessão. O tratamento deve ser realizado de acordo com a avaliação personalizada.

Conclusão

Apesar de os tratamentos estéticos darem uma confiança extra a quem os adotou, lembre-se que o importante é aproveitar o Verão e ser feliz com o seu corpo.

Pronta para arrasar neste Verão? Nós acreditamos que sim!

E para que não perca pitada e garantir que recebe os nossos conteúdos cheios de dicas incríveis, aproveite que está aqui e assine a nossa newsletter, pois sempre que postar novidades, as receberá em primeira mão!

Em caso de alguma dúvida, entre em contato com o nosso consultório através do Whatsapp.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Want to know more? Check out these articles 

>