Recebemos diversas pacientes que dizem que até sabem fazer escolhas acertadas na alimentação, mas que têm um grande problema: as quantidades!

Na verdade, tanto o processo de perda de peso ou aumento de massa magra, dependem muito das quantidades. ⠀

Deixo-vos 6 dicas para quem está num processo de perda de peso consiga, progressivamente, diminuir as quantidades de comida que ingere nas refeições.

Beber um copo de água antes da refeição

Para além de deixar mais hidratado, a água vai ajudar a começar a sua refeição já um tanto preenchido. A tendência para comer mais do que o que é suposto será controlada. ⠀

Incluir vegetais mais volumosos no prato

Aquilo que vemos no prato é muito importante, para além de que a ingestão de vegetais ajuda a sentirmos mais saciado graças ao aporte de fibra dos mesmos. ⠀

Usar pratos mais pequenos

Novamente um jogo visual. Um prato preenchido, vai dar a sensação de que estamos a comer uma quantidade maior.

Fazer uma pausa a meio da refeição

O nosso organismo demora cerca de 15 a 20 minutos a dar os sinais de que estamos saciados. Se for daquelas pessoas que engole a comida, quase sem mastigar, imagina o que pode estar a comer em excesso até o corpo dar os tais sinais de saciedade. Faz uma pausa a meio da refeição, pousar os talheres, levantar, ir até à casa de banho. Vai ajudar a dar tempo ao corpo para que esses sinais cheguem.

Não comer no tupperware ou do tacho

A verdade, é que ao comermos do tupperware ou diretamente do tacho não dá uma noção certa daquilo que estamos a comer. Se é costume levar marmita para o trabalho, numa fase inicial levar também um prato, para que se aperceba se não está a colocar mais quantidade no tupperware do que aquela que é suposta;⠀

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